Vendedor bom lhe faz sentir acolhido na loja, lhe vende o que você quer, não enche o saco e ainda lhe deixa com a confiança de voltar na loja quando quiser comprar de novo.

O vendedor deveria saber tudo – absolutamente TUDO sobre o que está vendendo – quando pergunto algo e o atendente não sabe, além de eu perder o interesse na informação, ma arrependo de ter perguntado (porque agora ele virou o chato que vai grudar em mim até dizer o que perguntei) e gerei uma falsa expectativa de que irei comprar algo, se a informação for que eu espero;

Vendedores que grudam em mim onde andam na loja estão me passando a mensagem “se eu deixar voc~e sozinho vem outro colega e pega; aqui ninguém presta e eu estou aqui ferradamente defendendo minha comissão”;

Outro vendedor chato é o tegarela. Abro logo um sorriso e digo: prometo que se eu for comprar procuro você, qual é seu nome mesmo (pergunto olhando para o crachá).

A prova de que você é apenas uma fonte de comissão, e não alguém a ser satisfeito com a experi~encia da venda é que, se não tiver o que você procura, notará o desinteresse do vendedor logo um segundo depois. E (ao menos aqui em manaus, onde moro), os vendedores só dizem “Não”. Sequer dizem “Desculpa, não temos”;

Em drogarias a coisa é mais grave: você se vira sozinho naquelas gôndolas, mas se pegar algo, surge do nada algum ser com uma cestinha e o cartãozinho com o número do vendedor para a comissão;

Sou desconfiado também quando, logo após perguntar qual é tal produto mais barato, o vendedor muda o termo “mais barato” para “mais em conta”. Isso significa que ela recebeu algum treinamento onde lhe foi explicado que “barato” tem também conotação depreciativa, e não deve ser usada por vendedor. Mas aí penso “se ela recebeu esse treinamento, deve ter sido instruído também para conseguir que eu compre a qualquer custo, está direcionada a me fazer gastar aqui!” – E já me protejo ainda mais desse vendedor;

Sempre que um vendedor me promete alguma vantagem na compra, pergunto logo se el me dá sua garantia pessoal e que, se a loja não cumprir, ele pessoalmente cumpriria. Normalmente eles dão pra trás. Entendeu o recado, né?

A última é clássica: o vendedor nunca vai achar algo feio ou inadequado. Lembre-se que o que está em jogo não é sua satisfação, mas a comissão dele. Se voc~e alegar isso (que ele nada vai achar feio), notará que ele logo vai falar mal de alguma coisa da loja. Bem, à essa altira a impressão já foi formada.

vnddrcht

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