Entrando no mundinho dos smartwatchs…

Há uns seis meses escuto falar sobre os smartwatchs, relógios de pulso que interagem com o celular (via bluetooth) – sim, precisa ser um celular desses novos, que possuem um bluetooth que consome menos bateria; o meu segura umas 20 horas, senão… – A ideia é simples: já que sempre ficamos curiosos com os avisos do celular, ao invés de pegar o aparelho, posicionar, abrir capinha, basta olhar para o pulso e saber do que se trata o aviso – a tela é sensível ao toque, como um smartphone.

O mais top e caro é o da Apple (pra variar), o mais usado é o da Samsung, o mais completo é o da Motorola, o mais simples e barato… foi o que comprei 🙂  , da LG: o GWatch.

Ele é feio… muito feio mesmo! Se alguém tiver senso estético pra relógio, não usa (ainda bem que não tenho).

Tudo configurado, usemo-lo.

O primeiro momento foi de decepção, pensei que faria tudo o que o celular faz sem precisar segurar o aparelho. Depois fui acostumando, agora já acomodei-me a usá-lo. Não é absolutamente nada essencial, mas é útil som, principalmente para quem tem vida corrida como a minha, saindo de um tempo de aula para o outro.

A tela inicial e permanente imita a de um relógio comum, com várias opções de mostradores (deixo no classicão mesmo), as os avisos chegam em forma de cartões brancos na tela.

20150321_141801~2_resized

Utilidades REAIS que tenho percebido:

– Ele vibra no pulso para avisar sobre ligação (surge na tela o celular de origem);

– Surge SMS, mensagens do Whatsapp, notificações do Facebook e Instagram – No caso do SMS e eMail, dá pra responder usando a voz, a única vez que tentei responder funcionou, ainda bem, pois existe algo perigoso, do jeito que o relógio entender sua voz, escreve e envia, nem existe comando para se concertar ou cancelar o envio. Como não podemos confiar no entendimento dessas máquinas, melhor não arriscar…

– Surge evento do calendário;

– Serve de controle remoto para câmera do celular;

– Controla o player de músicas do celular (aqui ele realmente É útil!); e

– Tem um escritor de notas muito legal, que a gente fala no relógio e ele transforma em nota escrita e envia para gravar na memória do telefone. Eu pensei que o relógio fosse errar nas palavras, mas escreveu tudo direitinho! É óbvio que a pontuação escrita não vai seguir a entonação, já seria pedir demais.

Essa é a forma como chegam os avisos
Essa é a forma como chegam os avisos

Muita coisa precisa melhorar ainda, eu soube que um modelo a caminho permite que se fale e escute o telefone através do relógio (não sei bem qual é a funcionalidade disso na prática, a menos que tenha viva-voz).

A bateria dura um dia inteiro (é pouco mas ao menos não se precisa de tomadas em volta por aí).

Do facebook surgem mensagens, avisos de adições e outras atividades;
Do facebook surgem mensagens, avisos de adições e outras atividades;

 

 

 

1 thought on “Entrando no mundinho dos smartwatchs…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *