Os modos “Slow” e “Speed” (metabolismo)

Você já entrou no ciclo SLOW/SPEED (algo como rápido/lento mesmo)? Se sim, você sabe como é:

No modo SLOW, temos vontade de comer um monte de besteiras e, o que é pior, parece que ficamos dependente da besteira. Quando estou nesse modo (espero não voltar), adoro comer um monte de porcarias do McDonald´s, pastel de queijo, pizza, açúcar e outras guloseimas. Muito tempo sem comer algo disso tudo leva à fissura e á síndrome de abstinência. Como se não pudesse ficar pior, algo muda na mente e ficamos mais preguiçosos, não queremos malhar, encontramos qualquer desculpa pra não correr ou puxar ferro. Podemos voltar da porta da academia. O sono se torna uma constante, ficamos lentos, até o raciocínio fica aos pedaços; ficamos torcendo para ao menos engordarmos o mínimo possível.

Eis que então saímos da inércia. Um belo dia, como que por encanto. rompemos o mudo e conseguimos fazer uma série de ferro, correr uns bons quilômetros. E passamos ao modo SPEED.

No modo SPEED, ficamos menos cansados, conseguimos acordar mais cedo, ficamos em sono, dispostos. A vontade de malhar e constante, se não corremos começamos a ficar irriquietos, os músculos pedem para levantar peso, como que sabendo o dia exato em que deveriam ser estimulados. Como que por encanto (coisa de dias mesmo), sentimos a barriga mais para dentro, a pele fica mais firme, os músculos ficam meio duros. Surge uma autoconfiança que pensávamos não existir. Correr e levantar peso fica confortável.

Vimos algum resultado e o modo SPEED começa então a se autoconfiar, pois agora autestima melhora, percebemos que valeu a pena entrar em SPEED e decidimos que dele não mais queremos sair. A primeira sensação é de euforia por conseguirmos ter superado a fase SLOW. A fome aumenta imensamente, por algum motivo perdemos a vontade de comer besteira, e mesmo se a comermos não há tanto peso na consciência.

O problema é que começamos a nos achar firmes demais e comemos uma besteira, quase sem querer, comemos outra. E aí não conseguimos ir na academia, deixamos para amanhã. De amanhã deixamos para depois de amanhã.

Quando vemos, já estamos em modo SLOW de novo…

grdmgr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *