Dia 9 de dezembro haverá um encontro de alunos do Ida Nelson, a partir de hoje posto as quatro lendas sinistras que habitavam nosso inconsciente, ao menos na geração que lá estudou até início dos anos 90.

Inicio com a mais tradicional delas: “O Quadro”

Em uma das escadas havia um quadro imenso, preto e branco, da Sra. Anna Belle Cox.
Esse quadro, posicionado em uma quebra de lance de escada logo em frente à Seretaria, guardava um mistério: nos seguia com os olhos quando subíamos ou descíamos aquela escada.

A foto do quadro tinha a espantosa áurea dúbia, pois o semblante era um misto de sorriso amigável com sarcástico e, no fim da tarde/início da noite, o sorriso ficava com um aspecto levemente aterrador!


Já nos acostumamos a nem olhar para o quadro quando passávamos naquela escada, era realmente sinistro! Pior que, depois de 17:30 até o início da aula da noite ninguém, ninguém se aventurava naquelas escadas!
O curioso é que quanto mais encarávamos o quadro, mais profundamente ele nos olhava!


Certo de que poderia ser tão somente uma ilusão de ótica, resolvi fazer um teste: Desci correndo a escada, me certificando que o “quadro me olhava” na largada, desci correndo e, assim que cheguei ao primeiro andar, olhei de relance para o quadro e, estranhamente, LÁ ESTAVA o quadro me olhando , fixamente!


O medo ficava maior porque sabíamos que a mulher que figurava no quadro já havia morrido.

. . .

Estive no local ontem, quase 20 anos após minha saída do colégio, e constatei que o quadro não mais está na escada que, inclusive, foi reformada. Sorte da nova geração de alunos, que não terão que conviver com um dos medos de nossa época.

E você, qual é sua história de medo desse quadro?

Nos próximos domingos postarei as outras três lendas sinistras que nos petrificavam de medo nos anos 80, no Ida Nelson.

Nessa escada, onde hoje está um vitral, ficava o emblemático quadro do post. Essa escada tinha o piso vermelho e as paredes eram brancas.

comments (13)

  • Marcelo Augusto Reply

    Era sinistro!

    • Fabiana Penafort Reply

      Marco, eu nao tinha medo. Achava engraçado isso. Gostava do quadro e da lenda. Pena que tiraram a pobrezinha da escada…

  • geraldo brito junho Reply

    cara toda vez que leio algo que vc publica eu viajo a época, eu lembro dessa foto e realmente para a nossa idade era muito sinistro.

    outro lugar sinistro e que todos tinham medo era o sótão do auditoria, um abraço.

  • Lembro-me de muitos episódios, inclusive de pessoas, em prantos, que “juravam” terem visto uma piscada da pessoa do quadro.
    Eu, nas poucas vezes que passei por lá, jamais o encarei !! rsr
    Além da janela, verifico que o ambiente ficou bem mais claro, com a mudança dos degraus, janela e cores das paredes.
    Valeu !

  • Parabéns pelo Blog! Excelentes e nostálgicos!

    Apenas uma observação sobre a escada do quadro. Acredito que esta escada da secretaria não tinha quadro a que tinha era a que ficava nos fundos do IBIN, mas precisamente, ao lado do jardim em frente aos banheiros e algumas salas do 2 grau (Termo utilizado nos 80).

    Abs.

  • Isto chama-se perspectiva de campo….principalmente quando, como o dito quadro é de uma foto de pessoa, e ainda mais em preto e branco, fica ainda mais realista quando você olha fixamente para o assunto. Eu também olhei muito para aquele quadro, ele era bem …sugestivo ao medo….!!! =)

  • Eu ainda peguei essa época do quadro… Comecei a estudar no Ida Nelson em 1993 e lembro que minhas colegas diziam que se olhássemos muito a “mulher do quadro” ia piscar. Só não me recordo bem do rosto dela! Mas que eu tinha medo, eu TINHA!

  • Alexandre Oliveira Reply

    Eu tinha muito medo desse quadro, estudei lá de 1991 a 1996 e nunca esqueci do quadro.

  • Nossa voltei ao passado…com tantas historias e lembraças…como queria voltar para essa epoca….Otimo seu blog

  • OI, sou ex-aluna da escola. estudei lá desde a 4 serie (2007) até o 9 ano (2012). Eu e meus amigos vivíamos escutando essas lendas, quando estudei la não tinha mais o quadro.

  • O nome dela era Ona Belle Cox

  • Hoje é 2015 comecei a estudar lá em 2014 minhas colegas dizem que após a reforma tiraram o quadro ,e alguns anos o quadro voltou (em alma ou coisa do tipo não sei expecificar ) e depois não voltou mas.Será verdade ou mentira não sei !

comments (13)

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>