Já que estamos em carnaval, hoje lembra época em que, ainda que por pouco tempo, acreditamos que o país estava melhorando, estávamos eufóricos com a economia, confiantes, otimistas – tivemos orgulho de ser brasileiros e tivemos certeza que a época de Terceiro Mundo estava no passado.

Vou escrever somente sobre as épocas em que eu vivi, assim, posso atestar com propriedade o sentimento de alegria com nosso país, nas épocas abaixo:

1985-1986 – No plano Cruzado I, o presidente da época (Sarney) alcançou uma popularidade que jamais presidente algum teve, e a inflação caiu baixinho por uns dois meses, e se manteve meio baixa um tempo – acreditamos que seria um plano definitivo. Aliado ao clima de alegria e cores da época, gostamos muito mesmo de nosso país. Assim que terminou a copa de 1986 (que fomos derrotados), começou a surgir um clima triste que depois viraria down mesmo;

1992 – 1996 – Assim que Collor foi chutado, estranhamente um clima de otimismo começou a surgir; e o governo Itamar, com o Plano Real – que começou a ser vivido desde 1993 com a URV trouxe uma esperança ainda não visto, principalmente porque vimos a inflação ir sumindo aos poucos, não de forma mirabolante como no Plano Cruzado, Verão ou Collor;

2003 – 2006 – Antes da ´PTzada´ ser sinônimo de desmando, como hoje, já simbolizou esperança, até para quem não acreditava. Naquele pós-início de década, todos deram um voto de confiança no PT e no Lula, já que, afinal, não conhecíamos tal partido comandando o país. Como brasileiro é naturalmente otimista e os primeiros resultado foram bons, inclusive com reconhecimento internacional, começamos a acreditar que o Brasil estava acordando, que estávamos a caminho do primeiro mundo…

Uma época que não lembro, mas é quase uma unanimidade dentre os que viveram, é que o período 1970-1976 também foi bem eufórico, casando a propaganda ufanista com crescimento econômico, os brasileiros tinham orgulho daqui.

Outro dia escrevo a lista das épocas em que mais estávamos desnorteados e pessimistas com o país (sim, a atual estará lá, infelizmente).

zilef__

comments (0)

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>