Sou ávido devorador de cafeína enquanto crio, componho, escrevo, toco, assisto, leio o escuto.

Como não sei nem tenho saco de fazer aquele café de bule, nem de ficar trocando aqueles saquinhos daquelas cafeteiras, e nem sempre estou em alguma cafeteria, a solução é essa: cafés de cápsulas.

No mercado existem quatro opções, sendo as duas mais divulgadas e acessíveis a Dolce Gusto e a Nespresso (a terceira é a Senseo, da Phillips, que sequer vejo em lojas; e a quarta, uma tal de Três Corações, mais sumida ainda).

Como bom cafeinófilo, tenho as duas.

As minhas, sempre a postos para uso
As minhas, sempre a postos para uso

Espero ajudar mostrando o pior e melhor dos dois mundos:

Dolce Gusto

Foi a primeira que chegou ao mercado, ao menos aqui no Brasil, com uma campanha de marketing pesado, foi quem abriu o público para a existência de tais máquinas – como foi um cafetólatra, comprei-a confiando na propaganda. Em termos de praticidade, sempre gostei dela, Aliás, uso a saída de água quente dela pra chás – esses de saquinho mesmo, e para sopas de copo também.

A Dolce Gusto tem uma espécie de emulsão, estabilizante sei lá, algo químico que, a depender da cápsula, fica evidente – a Nespresso também tem esse gostinho estranho, mas parece que é menor, ao menos nas cápsulas que provei. de repente até e natural da bebida, eu é que invoquei…

Sempre que vou tomar cereal mergulhado no café, uso a Dolce Gusto.

A Dolce Gusto possui receptáculo de bebida mais alto, o que, teoricamente, permite que se coloque até copo para encher de café;

Aliás, a Dolce Gusto não tem só cápsulas de café. Tem também de Nescau, chás, chocotino etc.

A Dolce Gusto, ao menos no modelo que eu uso, tem uma alavanquinha, se deixa aberto e a água quente sai jorrando. Se controla o volume na mão mesmo (existe modelos com volume automático) – Já  a Nespresso possui dois botões (mesmo na versão mais barata): para café curto e longo.

A Dolce Gusto é mais simples é mais barata, mas só vem 6 cápsulas. A Nespresso é mais cara, mesmo a mais simples, mas vem com um monte de cápsulas. Mas elas não vem identificadas. A primeira que peguei era extremamente forte – forte mesmo!

Posso estar enganado, mas a Dolce Gusto gera cafés com maior volume – não sei se essa impressão é pelas cápsulas serem maiores…

dlcgst

Nespresso

Parece que é coisa mais fina;

A Nespresso possui a vantagem de ter receptáculo de cápsulas usadas. Enquanto na Dolce Gusto se precisa jogar uma a uma, a Nespresso se joga quando o compartimento enche – com umas dez cápsulas.

Tem a vantagem de ter cápsulas fabricadas por terceiros, Aqui em Manaus tem cápsula pra ela na café do Ponto e na Mollen café, no Manauara Shopping – isso o que eu sei, deve ter em mais lugares;

As cápsulas (compradas em loja) da Nespresso são mais baratas. Enquanto as caixas custam em média 22 reais, as da Dolce Gusto são lá pelos 35.

Estive em um Shopping em Brasília e fiquei impressionado com a diversidade de cápsulas que vi de Nespresso, uma loja inteira só de produtos da linha, sinal que a coisa veio pra ficar – foi isso que me fez torrar os 400 paus na cafeteira, mesmo já tendo uma Dolce Gusto.

nsprss2

O pedido e entrega das cápsulas

Dia 7 de janeiro realizei ao mesmo tempo, um pedido de estoque de cápsulas de cada uma.

O site da Nespresso é visualmente mais legal, mas o preenchimento dos campos é mais detalhado, possui mais opções de cápsulas e outros acessórios; o frete é 18 reais, mas tem compra mínima de 50 cápsulas. 123 reais a pancada.

O site da Dolce Gusto é mais simples, o frete é mais caro, 22 reais, mas não tem compra mínima, comprei duas caixas. Total de 67 reais.

Achei que, ainda mais sendo pedido de Manaus, iria demorar dez, quinze, vinte dias. Aqueles pedidos que fazemos e esquecemos.

Nada! Ao menos quanto à Nespresso… dois dias – dois dias! – depois o carteiro estava trazendo a caixa de Sedex….

Em apenas dois dias  chegou meu pedido da Nespresso
Em apenas dois dias
chegou meu pedido da Nespresso

 

comments (2)

comments (2)

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>