Críticas – Yesssss!

Eu gosto de ser criticado. É sério.

Não sou daqueles que pensam “dane-se a opinião alheia”. Eu tenho produtos e, de alguma forma, eu “sou” um produto. Assim, tenho que estar, tanto quando possa, atendendo expectativas.

Assim, sempre encaro qualquer crítica como uma consultoria de graça. Nem penso que exista “crítica construtiva e destrutiva”, besteira: toda crítica é constritiva, pois mesmo se vier disfarçada de destrutiva, de raiva, insulto, ela sempre parte de algo real, ainda que infinitamente menor do que o defeito amplificado – mas existe.

Então, escuto e leio atentamente a críticas, e sempre as tomo como elemento de influência sobre meu próximo passo.

Lá por 2006, um aluno reclamou que meu livro “Direito Civil sem estresse!” se referia a artigos do Código, mas não indicava o número dos mesmos. Na segunda edição, em 2008, já passei a indicar os números dos artigos. Eu achava (erroneamente), que se me prendesse ao conteúdo sem citar o número dos artigos, estaria me protegendo caso os números mudassem – percebi que isso era besteira, e consertei. isso só foi possível porque dei importância àquela crítica.

Outro dia, reclamaram que meus gestos na TV eram exagerados. Eu nunca havia percebido isso, já que são absolutamente inconscientes e naturais. Nem dois dias depois alguém me elogiou… por eu ter gestos expressivos! Isso me mostrou que, para o bem ou para o mal, que meus gestos são expansivos, são! E eu só tomei consciência disso porque alguém reclamou – e eu dei atenção.

As resenhas que post aqui são, em última análise, críticas,passadas pelo crivo da minha opinião pessoal.

Ser criticado, no mínimo, significa que foi alvo de atenção.

Vou me preocupar quando não for criticado. Quem não é criticado não faz, não é ouvido, não é lembrado.

crttta

3 thoughts on “Críticas – Yesssss!

  1. Que bom que você gosta de receber críticas. . É bom que pense assim … nem todas as pessoas gostam de receber criticas …. isso permite que você sempre melhore … e tenha a mente aberta .. Não somos o dono da verdade … eu tbm tento receber a opniao alheia respeitando e tentando não ficar “brava” rsrs .. .. pq a crítica nos torna melhores … gosto do seu blog … você escreve de tudo … de forma transparente. . Intuitiva …e nos permite refletir …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *