“King of Night Run” (como NÃO organizar uma corrida)

No último sábado, 29 de outubro, participei da corrida noturna “King of Night Run”. Foi algo trash, pra dizer o mínimo :-)! Compilei os “pontos altos” do evento, para servir como guia a futuros organizadores de corridas:

A ideia era até interessante: uma corrida noturna no Campus Universitário.

Chegamos lá e nada havia sinalizando onde era a concentração. Como vimos várias pessoas no estacionamento, fomos pra lá. Já nos falaram que haveria um pequeno atraso.

O rapaz disse no som que a largada seria 19:30 (percurso de 8Km), e depois, em outra largada, seria a do pessoal de 4Km.

Logo depois mudaram de ideia e seria largada única.

Quinze pras oito e… nada.

Já com o atraso gerando anticlímax, as pessoas começaram a gritar, vaiar, bradar “FDP” em coro.

Lá pelas tantas um grupo saiu correndo, por conta própria resolveu sair, fomos juntos, mas depois voltamos. Pensamos ser pegadinha, mas realmente um grupo saiu adiantado, com razão, foi exatamente o horário que disseram.

Depois de mais uns 10 minutos surge um trio elétrico dentre os participantes. Mas o som estava baixíssimo e só ouvíamos ruído lá da largada.

Uma moto da organização passou dentre nós tirando fino de todo mundo.

Por iniciativa própria, já umas 20:10, largamos.

Não havia balizamento, nada para indicar a direção, fui seguindo a galera. Todos olhavam em volta pra não se perder.

Em uma das rotatórias todos estavam perdidos, vi pessoas com camisa laranja fazendo a volta (só os de blusa azul, 4Km, deveriam retornar!). Lógico! Não havia ninguém da organização pra dizer o trajeto! Imaginei que como eu estava na turma dos 8Km (blusa laranja), deveria seguir em frente, ao invés de fazer o retorno.

Em tudo de ruim havia algo bom: em algum momento me distanciei do pequeno grupo, me vi isolado, na rua escura, com a mata em ambos os lados. Eu estava só. Pra resumir: adorei! Correr sozinho abandonado tendo só o céu, as árvores e o asfalto por testemunha foi uma experiência que eu ainda não tinha tido! Muito legal!

Na Chegada, nada de marcação, é isso mesmo: não havia linha de chegada! Presumi que havia chegado ao fim quando passei pelo trio elétrico.

Ninguém da organização deu as caras, acho que àquela altura ou já tinham sumido ou estavam com vergonha mesmo.

Obs.: Achei divertido porque: a) já conheço as ruas do Campus, cursei contabilidade lá, e b) já tenho histórico de várias dezenas de corridas. Mas… e para um inexperiente? E para um estreante? Na verdade a prova representou vários riscos, queimou os patrocinadores e ainda apresentou mal o esporte para algum eventual neófito em corridas.

Bem, pelo menos a medalha era bonitinha!

Para que fique registrado para a posteridade, assim era o anúncio da corrida no Jornal “A Crítica” (edição de 27/10/2011):

Corrida King of Night Run será neste sábado em Manaus
Neste sábado, Manaus recebe uma competição inédita no circuito de corridas de rua. Trata-se do “King of Night Run”, evento que inova ao colocar os atletas para correr à noite. Segundo Orlando Arcanjo, da UP Entretenimento, a disputa acontecerá a partir das 18h30, no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
As inscrições encerram-se nesta quinta-feira, na loja Centauro do Manauara Shopping, e o custo é de R$ 20 por atleta. Os kits serão entregues na sexta-feira, das 10h às 22h, na própria Centauro.
Orlando explica que o King é voltado para homens e mulheres, nas distâncias de 5km e 10km. Haverá premiação em dinheiro até o terceiro colocado.
O evento tem patrocínio da Powerade, Belágua, Centauro, Prefeitura de Manaus e Denysson Tatto. Informações: 8233-6466.”
 
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *