Foi o que mais me deu trabalho. Que mais me exigiu pesquisa.

No fim, acabou sendo o menor em tamanho. O que mais me frustrei no lançamento. O que menos vendeu.

A editora atrasou a entrega, as caixas chegaram em manaus 48 horas antes do lançamento! Eu já quase colocava em prática o Plano B para desmarcar o evento. Só de lembrar do estresse eu suo até hoje. Pra acabar de completar, a SEFAZ reteve os livros, e tive que ir, de madrugada de sexta (o lançamento era sábado!) desembarcá-los no posto da SEFAZ que fica no terminal da Jonasa. Putz! Q fd!

Cheguei no lançamento, na Valer, cercado de expectativa (já que meu primeiro livro tinha estourado…).

Poucas (mas muito importantes) pessoas, lançamento frio, eu tentava a todo tempo disfarçar a cara de cansado e frustrado.

Vendeu muito pouco.

Até hoje Santo Antônio, São João e São Pedro devem ter um monte desses livros, pois queimei um monte de exemplares nas fogueiras da festa junina daquele ano. Não me arrependo: Não gostaria de ver o resultado de tanto trabalho encalhado.

Ocorre que, não sei por qual motivo, de uma hora pra outra todos começaram a procurar esse livro, mas já era tarde.

Hoje é uma raridade, e habita as reprografias das faculdades. 🙂

O texto de venda era bem legal (acho que o melhor que escrevi até hoje):

“O Leitor de “O Corpo e a alma de Têmis” tem a oportunidade de desvendar a estrutura e funcionamento do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Advocacia.

“Têmis” é a deusa grega da justiça, usa vendas e empunha uma espada e uma balança.

O seu “corpo” é a sua estrutura, a montagem e composição dos diversos órgãos de julgamento do sistema judiciário.

A “alma” de Têmis são as pessoas, os agentes que atuam para a prestação jurisdicional: São os julgadores, membros do Ministério Público, Advocacia e auxiliares da justiça.

A presente obra nasceu após consulta a textos de leis, regimentos internos, entrevistas e vivência profissional do autor, que sintetiza nesta obra o essencial sobre a composição dos órgãos julgadores – tribunais, com suas mais diversas configurações – Plenário, Seções, Turmas e Câmaras.

Focado para o estudo da estrutura e funcionamento do Poder Judiciário, bem como da atuação dos seus agentes, a presente obra lança-se no inexplorado campo da Organização Judiciária.

Aborda sobre o Supremo Tribunal Federal, Justiça Comum (Estadual e Federal), Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral e Militar, bem como Ministério Público (da União e dos Estados) e Advocacia.

Fartamente ilustrado com esquemas dos órgãos jurisdicionais, o leitor obterá conhecimento abrangente sobre quem e onde nos julgam.

Esta obra possui os seguintes destinatários: Ao acadêmico, para instruir-se quanto à visão geral do direito, ao concursando, obtendo subsídios sobre os demais órgãos onde pretenda atuar, ao operador do direito, para direcionar suas postulações ao correto local de julgamento e a todos nós, cidadãos, já que nossos atos estão submetidos à apreciação do Poder Judiciário.

É escrito de acordo com as peculiaridades do Estado do Amazonas, tomando este Estado como referência no que tange às divisões judiciárias por estado ou por regiões (como é o caso da Justiça Federal, do Trabalho e a Militar).

Leitura fundamental para a disciplina “Organização Judiciária”, e leitura complementar para as disciplinas “Introdução ao Estudo do Direito”, “Direito Constitucional” e disciplinas de Direito Processual.”

comments (3)

  • Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho Reply

    Caro Marco: tenho esse livro (além dos outros jurídicos que vc escreveu) e ele é muito bom! Aliás, de todos esse é o mais inovador, pois é praticamente pioneiro no tema!

  • Caro professor, sou aluno da UNINORTE, turma de Direito (DTT03S1), como ainda posso proceder para adquirir esse livro? Aguardando ansiosamente o TGP turbinado aqui também, um grande abraços! Se puder me enviar informações a respeito do livro, eu acabei de casatrar me email acima!

    • Marco Evangelista Reply

      Willian, esse livro está esgotado desde 2009. Mas a boa notícia é que dei uma enxugada em todo o texto do mesmo, e ele agora é um CAPÍTULO do meu livro de TGP, está “todo” lá. Sairá no início de abril. Um abraço meirmão!

comments (3)

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>