“O Corpo e a Alma de Têmis – Organização Judiciária”

Foi o que mais me deu trabalho. Que mais me exigiu pesquisa.

No fim, acabou sendo o menor em tamanho. O que mais me frustrei no lançamento. O que menos vendeu.

A editora atrasou a entrega, as caixas chegaram em manaus 48 horas antes do lançamento! Eu já quase colocava em prática o Plano B para desmarcar o evento. Só de lembrar do estresse eu suo até hoje. Pra acabar de completar, a SEFAZ reteve os livros, e tive que ir, de madrugada de sexta (o lançamento era sábado!) desembarcá-los no posto da SEFAZ que fica no terminal da Jonasa. Putz! Q fd!

Cheguei no lançamento, na Valer, cercado de expectativa (já que meu primeiro livro tinha estourado…).

Poucas (mas muito importantes) pessoas, lançamento frio, eu tentava a todo tempo disfarçar a cara de cansado e frustrado.

Vendeu muito pouco.

Até hoje Santo Antônio, São João e São Pedro devem ter um monte desses livros, pois queimei um monte de exemplares nas fogueiras da festa junina daquele ano. Não me arrependo: Não gostaria de ver o resultado de tanto trabalho encalhado.

Ocorre que, não sei por qual motivo, de uma hora pra outra todos começaram a procurar esse livro, mas já era tarde.

Hoje é uma raridade, e habita as reprografias das faculdades. 🙂

O texto de venda era bem legal (acho que o melhor que escrevi até hoje):

“O Leitor de “O Corpo e a alma de Têmis” tem a oportunidade de desvendar a estrutura e funcionamento do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Advocacia.

“Têmis” é a deusa grega da justiça, usa vendas e empunha uma espada e uma balança.

O seu “corpo” é a sua estrutura, a montagem e composição dos diversos órgãos de julgamento do sistema judiciário.

A “alma” de Têmis são as pessoas, os agentes que atuam para a prestação jurisdicional: São os julgadores, membros do Ministério Público, Advocacia e auxiliares da justiça.

A presente obra nasceu após consulta a textos de leis, regimentos internos, entrevistas e vivência profissional do autor, que sintetiza nesta obra o essencial sobre a composição dos órgãos julgadores – tribunais, com suas mais diversas configurações – Plenário, Seções, Turmas e Câmaras.

Focado para o estudo da estrutura e funcionamento do Poder Judiciário, bem como da atuação dos seus agentes, a presente obra lança-se no inexplorado campo da Organização Judiciária.

Aborda sobre o Supremo Tribunal Federal, Justiça Comum (Estadual e Federal), Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral e Militar, bem como Ministério Público (da União e dos Estados) e Advocacia.

Fartamente ilustrado com esquemas dos órgãos jurisdicionais, o leitor obterá conhecimento abrangente sobre quem e onde nos julgam.

Esta obra possui os seguintes destinatários: Ao acadêmico, para instruir-se quanto à visão geral do direito, ao concursando, obtendo subsídios sobre os demais órgãos onde pretenda atuar, ao operador do direito, para direcionar suas postulações ao correto local de julgamento e a todos nós, cidadãos, já que nossos atos estão submetidos à apreciação do Poder Judiciário.

É escrito de acordo com as peculiaridades do Estado do Amazonas, tomando este Estado como referência no que tange às divisões judiciárias por estado ou por regiões (como é o caso da Justiça Federal, do Trabalho e a Militar).

Leitura fundamental para a disciplina “Organização Judiciária”, e leitura complementar para as disciplinas “Introdução ao Estudo do Direito”, “Direito Constitucional” e disciplinas de Direito Processual.”

3 thoughts on ““O Corpo e a Alma de Têmis – Organização Judiciária”

  1. Caro Marco: tenho esse livro (além dos outros jurídicos que vc escreveu) e ele é muito bom! Aliás, de todos esse é o mais inovador, pois é praticamente pioneiro no tema!

  2. Caro professor, sou aluno da UNINORTE, turma de Direito (DTT03S1), como ainda posso proceder para adquirir esse livro? Aguardando ansiosamente o TGP turbinado aqui também, um grande abraços! Se puder me enviar informações a respeito do livro, eu acabei de casatrar me email acima!

    1. Willian, esse livro está esgotado desde 2009. Mas a boa notícia é que dei uma enxugada em todo o texto do mesmo, e ele agora é um CAPÍTULO do meu livro de TGP, está “todo” lá. Sairá no início de abril. Um abraço meirmão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *