“Advogando” – meu livro nunca lançado

O “Direito Civil sem estresse!” não foi meu primeiro livro. Antes dele, eu já havia começado a escrever o “Nivi” e já tinha um livro terminado, pronto para ser editado, o “Advogando”.

Era o ano de 2001.

Eu estava realmente empolgado, chegava a uma editora aqui em Manaus com o protótipo do “Advogando”, submeti à análise e fiquei semanas esperando a resposta. Quando ela chegou, foi horrível: Editariam a obra, desde que eu pagasse um valor altíssimo, algo perto de duas dezenas de milhares de reais. Enfim, é o que se chama de “recusa branca”.

O fato é que engavetei a ideia (nem devolveram o protótipo!). E engavetei também a ideia de tornar-me escritor. Nem imaginava eu que, cinco anos depois, teria o lampejo de volta, escreveria uma obra inteira, e veria edições esgotadas de meus livros.

Bem, encontrei o arquivo do “Advogando” perdido em um dos notebooks; vez por outra publicarei aqui no EvangeBlog algo dele.

Hoje publico o texto de apresentação (que ficaria na orelha do livro)  e os tópicos do sumário, assim meu blogespectador pode ter ideia do que teria sido o “Advogando”:

“Compilei nesta obra dicas e situações que captei ao longo de 5 anos na minha profissão, a advocacia. São tópicos que farão com que os iniciantes na profissão se preparem melhor para ela, com ensinamentos que não lhe transmitiram na faculdade, e fará com que o advogado já experiente aprimore-se ainda mais na profissão. É destinado a todos os de vida forense, mas, devido ao tom informal com que foi lavrado, é acessível igualmente ao público não dado aos fóruns.”

Sumário da obra:

O Cliente ; 10 Perguntas para você fazer a si próprio; Você se surpreenderá com… ; Por que se chama o advogado de “Doutor”? ;Os Juízes; Os Promotores; Os Oficiais De Justiça; Coloque um índice em suas peças longas; Com colegas de outras áreas do direito; Beca – Usar ou não usar? ;No fórum; Na audiência cível; Não confie em ninguém; Cobre bem, Trabalhe correto e receba sempre; A petição inicial; O agravo de instrumento; Indexação dos documentos anexados às peças; Organize seu computador; Os Recursos; A Sustentação Oral; Controle de andamentos dos processos; Comunicando os andamentos; Acordo em fase de execução; A data do protocolo da peça está errado?; Você errou algo em petição já protocolada?; Denegaram a subida de seu recurso?; As contradições do direito, E o Advogado; A Advocacia é…; Epílogo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *