Você é “Internauta”? Não basta acessar a web para ser um.

Internata não é quem apenas acessa a internet.

Interauta é aquele que se deixa levar pelos links, vai de uma página pra outra. Mais ou menos quando se já a alguma grande loja ou em um supermercado: Olhamos tantas coisas em volt que passamos a “descobrir” que queríamos ou precisávamos disso ou daquilo, coisas que nem lrmbrávamos antes de olhar os produtos lá.

Navegar na internet é meio assim. Se vai indo de uma página para a outra.

Não basta, portanto, acessar a internet buscando essa ou aquela informação, é necessário se entregar às informações que vamos encontrando. Interesses surgirão do nada, e se vai abrindo janelas e janelas, quando vemos, estamos com muito mais informação do que estávamos no início da navegação, e já passaram algumas horas sem que percebêssemos.

Nos anos 90 e 2000, era comum haver “webrings“, que eram dispositivos em páginas da web com o mesmo assunto, se ia de uma página para a outra – nunca mais vi esses mecanismos, modernamente, devem ter saído de moda.

Essa era a janela que tinha nas páginas integrantes de webrings - por algum motivo não mais vejo isso atualmente.
Essa era a janela que tinha nas páginas integrantes de webrings – por algum motivo não mais vejo isso atualmente.

Hoje, o simples acesso a um blog já nos permite começar a navegar, “viajar” literalmente. Abaixo desse post, por exemplo, você verá sugestões de outros posts do EvangeBlog, você vai clicando e outras sugestões irão surgindo, e assim por diante – e o melhor de navegar na web é que cada assunto necessariamente está conectado ou teve o interesse deflagrado pelo anterior. Buscamos uma biografia de algum músico, depois ficamos interessado na gravadora dele, depois em quem mais gravava naquele estúdio, depois quem era o produtor, depois sobre o caminho da venda de discos, depois a história de alguma loja de discos que você lembra, depois procuramos um disco que compramos em uma loja, e assim por diante…

O surgimento da world wide web é em 23 de agosto, e por isso essa data foi escolhida para ser o “Dia do Internauta”.

Vou voltar à navegação, bom websurfing pra você.

frusbe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *